mavecas

mavecas
mavecas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Opala SS

Achar um exemplar deste modelo e tê-lo na sua garagem é o sonho de muito colecionador...





Dos carros antigos que marcaram a minha época,não poderia deixar de citar os opalas.O meu primeiro carro antigo foi um opala diplomata coupé 1986 modelo saia e blusa,bem parecido com estes aqui das fotos.

 

O ícone de várias décadas,o sonho de muitos mortais e a referência do automobilismo nacional que se estende até os dias atuais com o nome de Stock car,teve como representante principal,este carro...





Graças a suas características positivas, o Opala foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972.
O Opala SS foi lançado em 1971, para disputar o mercado de carros esportivos, e vinha com um acabamento completo e esportivo como volante 3-raios, bancos individuais, câmbio de 4 marchas no assoalho, rodas esportivas, faixas na pintura, e o motor 4100 6 cilindros, o maior motor, feito pela GMB (General Motors do Brasil). Apesar de seu grande sucesso, a Chrysler do Brasil, lancçou o Dodge Charger R/T com o V8 318 5.2, e a Ford o Ford Maverick GT V8 302, o que acabou ofuscando o brilho Chevy Opala SS até 1975.
Em 1976 estrelava o motor de competição 250/S com tuchos mecânicos (apenas neste ano), e taxa de compressão elevada, o que levou a testes da revista 4 Rodas a elegerem o carro mais veloz do Brasil com 189 km/h superando o modelo Dodge Charger da Chrysler e o Maverick da Ford.
A versão SS foi oferecida com 4 portas somente em 1971, no ano seguinte, com 2 portas somente. Em 1974 ganhou a opção do motor 2.5 quatro cilindros, que durou até 1980.





O Opala é um veículo bastante luxuoso, com mecânica extremamente confiável e um excelente desempenho. Tornou-se objeto de desejo de muitas pessoas, sendo um dos mais cultuados automóveis brasileiros de sua época. São inúmeras as aparições de diversos Opalas em Filmes, Novelas, Livros e Músicas.
O último exemplar do Opala foi fabricado no dia 16 de abril de 1992, quando foi produzido o Opala de número 1 milhão. À ocasião de seu encerramento, mobilizou vários entusiastas e fãs do automóvel a sair em carreata nos arredores da fábrica em São Caetano do Sul.
Uma série limitada especial do encerramento da produção do Opala foi batizada Diplomata Collectors. Os últimos 100 Opalas produzidos levam este nome e traziam um VHS sobre a história do Opala, foram fabricados em apenas 3 cores : Azul Millos, Preto Memhpis e Vermelho Ciprius, também eram acompanhados de chaves douradas e um certificado assinado pelo presidente da GM do Brasil.

4 comentários:

  1. Oi Mavecas

    Buscando, buscando, encontrei o seu blogue. Estou buscando fotos do Chevrolet Opala SS para um projeto editorial em que estou trabalhando... Se as fotos são suas, você estaria interessado em participar com imagens de carros?
    Por favor, se puder, para dizer sim ou para dizer não, mande-me um e-mail com a resposta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Karla ,não consigo entrar em contato com vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mavecas... escreve para

    universo.lusobrasileiro@gmail.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sonho em ter um opala coupê 6 cil., até hoje principalmente os modelos de 1971 a 1978...

    ResponderExcluir