mavecas

mavecas
mavecas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Puma: exclusivo na década de 70

Alguns carros na década de 70 eram exclusivos,principalmente porque seus valores eram exorbitantes e a fabricação eram quase que em pequenas indústrias que exerciam outras funções no mercado,que não eram a produção de automóveis.
As pessoas que possuiam tais carros,eram na maioria artistas,jogadores ou políticos,ou seja,quem tinha uma conta bancária capaz de pagar pela exclusividade.Com a mudança de comportamento da sociedade,que passou a conter os custos com combustíveis e preferirem carros pequenos,econômicos e com baixa manutenção (motores 1.0) e com a liberação dos importados,estes ícones da época,caíram no descrédito e foram desaparecendo.Eles tinham como concorrentes,carros fabricados por multinacionais conhecidas (Ford com o maverick,GM com o opala e Chrysler com o dodge),esses carros são considerados hoje apenas peças de museu ou lembranças de colecionadores...
Este foi o fim dos Pumas,Santa Maltildes,Miuras etc... 









Automóvel esportivo apresentado pela Puma no Salão do Automóvel em 1973 com o nome de Puma GTO, teve sua comercialização oficial a partir de 1974 como Puma GTB (sigla para Gran Turismo Brasil).
Em 1979 foi apresentado o modelo reestilizado rebatizado para GTB/S2 (sigla para Série 2) e posteriormente foram lançadas as versão S3 (esta similar ao S2, porém com motor 4 cilindros) e S4 (equipada com um turbocompressor). Estas últimas duas versões são extremamente raras de serem encontradas.
Em 1987 a Puma foi vendida para a Araucária Veículos de Curitiba, que fabricou 30 unidades da GTB S2 com o logotipo ASA (Araucaria Sociedade Anônima).
Em 1988 foi novamente vendida agora para a Alfa Metais Veículos também de Curitiba, que reestilizou o modelo e o relançou com o nome de AMV 4.1. Foram fabricados até o ano de 1991, quando encerraram a produção dos carros com plataforma GM 6 cil.
Seu estilo é completamete diverso dos demais modelos da marca de até então. Apresenta maior porte e é dotado de motor de 6 cilindros produzido pela Chevrolet, em posição dianteira.
Conforme as características da marca a carroceria era produzida em fibra de vidro. Embora utilize mecânica GM, seu chassis (tubular) e sua suspensão traseira eram de fabricação própria.
Foi produzido nas Versões GTB, GTB/S2, GTB/S3 e GTB/S4.






Nenhum comentário:

Postar um comentário