mavecas

mavecas
mavecas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Santana EX




O EX do logotipo na traseira se referia a Executivo, nome da nova série especial do Santana. Mas podia ser associado a palavras como exclusividade, exigência ou mesmo exibição. Lançado em fevereiro de 1990, foi o primeiro Santana com injeção eletrônica, recurso que só o Gol GTi teve antes. Além do melhor desempenho, o EX trazia uma série de requintes exclusivos. Aos discos de freio ventilados do Gol GTi somaram-se amortecedores pressurizados a gás, recurso inédito entre os VW nacionais. As rodas de liga leve douradas parecidas com as BBS alemãs rendiam um aspecto mais luxuoso e o aerofólio com luz adicional de freio que contornava toda a borda do porta-malas deixava claro que aquele não era um Santana qualquer.
Para justificar o preço 60% maior que o da versão até então mais luxuosa, a GLS, o EX precisava ser diferenciado de longe. Ele só era disponível com quatro portas e em azul (Mônaco, a cor do primeiro Gol  GTi), preto ou vermelho, sempre metálico. A grade tinha desenho próprio de apenas três frisos, cor grafite e o logotipo VW era cromado. Moldura de vidros, retrovisores e frisos eram cinza e a parte superior dos para-choques vinha na cor grafite. Lanternas fumê, escapamento oval, antena no teto, molduras sob as portas, pneus 185/60 HR 14 Pirelli P-600 e vidros laterais e traseiro verdes complementavam o visual. Por dentro, havia trava central e sobre o carpete cinza ficavam tapetes com a sigla EX. O câmbio manual era o do Gol GTi. Iluminação vermelha tingia os instrumentos e os bancos Recaro e a forração eram de couro cinza, mas podiam ser pedidos de tecido. Rodas com pintura prata e câmbio automático de três marchas eram outros opcionais. Tudo isso saía por 1,4 milhão de cruzados novos, hoje cerca de 244 000 reais.
Enquanto no GTi a injeção roubava a cena, no EX a suspensão tinha brilho próprio. “Com amortecedores a gás (que são melhores que os convencionais porque não perdem eficiência sob uso intermitente), o Santana ficou suave sem ser mole e estável sem ser duro”, para quem o EX era quase outro Santana. “O melhor, porém, é que a essa característica juntaram-se a potência e as respostas rapidíssimas do motor 2.0 com injeção.” Mais que melhor controle em curvas, os amortecedores a gás atenuaram as empinadas que faziam o Santana perder tração nas saídas.






1990-SantanaEX-Traseira.jpg (30886 bytes)


Quando a impressão foi traduzida em números no teste duas edições depois, o resultado não impressionou tanto. Foi de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e atingiu 168,5 km/h. Ainda assim, estabilidade, silêncio, suavidade do motor e qualidade do ar-condicionado e da direção hidráulica progressiva se destacaram. Já itens como a falta de regulagem de altura do volante e de computador de bordo e uma borracha tapando o buraco original da antena no para-lama eram falhas que não condiziam com seu preço.


[grade+do+santana.jpg]

8 comentários:

  1. Nossa, eu lembro que na volta do Colégio num busão escolar, eu vi um Santana EX preto com as rodas douradas, teto, tudinho, e eu lá em cima olhando e babando no carro e falava: "Um dia terei um" rsrsrs. Eu não tive mas meu vizinho teve e ficou com ele muito tempo, carro excelente.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena lembrar...Na minha escola,o pai de amiga chamada Débora buscou a gente para fazer um trabalho de classe nesta viatura!!!Também marcou minha época!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já queria era as rodas para aumentar o aro para 15, colocar bordas, pintar a parte dourada de preto e colocar no Tsu...

    ResponderExcluir
  4. Hehehe Sérgio, vou te falar sobre esse projeto das rodas, não compensa, muito caro. Já fiz orçamentos o/

    Rola mais importar um jogo de autenticas BBS RS ou ATS, ou na pior das hipoteses importar ou tentar achar no Brasil (raro) as BBS de BMW 15x7 que tem offset compativel com o Gol e so mudar a furação.

    Também quero uma dessas no Gol :D
    Zorlac (uai agora minha conta ficou Zulu, doidera esse google)

    ResponderExcluir
  5. Sanatana Executivo, na época era um carro pra poucos....BBS douradas muito show...carrão!! Boa lembrança.

    ResponderExcluir
  6. cara tenho um passat village, sempre quis ele com as rodas deste Santana, penei penei até achar e comprar, não tem como ficar mais lindo. xD

    ResponderExcluir
  7. É meu amigo,vc tá com o ouro nas mãos,ou melhor na garagem!!!Village com rodas Bbs é a combinação perfeita...Vintage demais,só falta um som rolando Metallica pra fechar!!!Parabéns pelo bom gosto...

    ResponderExcluir
  8. Tenho um Santana GLS automatico ano 93/94, todo original, queria saber se tem alguma luz interna dentro do cambio automatico. Não tem nada a respeito no manual do veiculo.

    ResponderExcluir