Quem foi criado assistindo o seriado "Duro na queda" com o ator Lee Majors sabe o que eu estou falando!!!É uma pick up lendária...Bom reviver as lembranças da infância!!!
O Ford Bronco foi um carro produzido entre 1966 e 1996 pela Ford Motor Company, com cinco diferentes gerações.
O Ford Bronco foi inicialmente produzido como um concorrente do Jeep cj5, sendo mais confortavel que o mesmo. Doze unidades do modelo vieram para o Brasil em 1966-67 por doação do governo americano ao IBGE, e destes, poucos ainda rodam.
Em 1978, a Ford lançou o Bronco II, derivado da linha F-100. Equipado apenas com motores V8 (o 351 de 5,8 litros e também o motor 400, de 6,6 litros), e linhas totalmente renovadas (e ampliadas), o carro fez um sucesso de tremer a concorrência.
O novo Ford Bronco não era mais um jipinho, mas sim um full size 4X4 com grandes motores e incontáveis séries especiais.
Suas linhas eram modernas, com nova grade, faróis quadrados e muito conforto com bancos individuais, console, painel completo e uma série de itens de segurança. Para o consumidor havia a versão Custom, mais despojada; Ranger, para uso urbano com acabamento aprimorado e a Lariat, de luxo. Pouco a pouco, a Ford concluiu que o público gostava mais da versão wagon, que acomodava até seis pessoas, e que o perfil de uso do Bronco era mesmo o percurso urbano.
Logo em 1980 chegava a terceira geração do Ford Bronco. Sua maior mudança era o reposicionamento do modelo, que podia ter desde o motor 6 cilindros 4,9 litros até o V8 351 Windsor, com 5,8 litros. Nesta geração foi o primeiro utilitário a ganhar injeção eletrônica, em 1985. A idéia da Ford era conseguir concorrer com vários veículos, como os utilitários da Toyota, os modelos da Jeep e também com a temida Dodge Ram, que ganhava mais espaço no mercado a cada ano.
Em 1987 o Bronco mudou de novo, e para melhor, sem o exagero visto desde 1978. Com linhas mais retas e simplificadas, bem parecidas com a Ford Ranger e Explorer vendidas no Brasil. Em 1991 foi lançada a série especial 25 anos, com pintura exterior vermelha e interior cinza.
Em 1992 veio a última geração, que tinha linhas arredondadas, embora mantivessem a herança da simplicidade. O novo Bronco era mais seguro e incorporava até air bags laterais, mais o público preferia cada vez mais os SUV´s, confortáveis e fáceis de dirigir como automóveis, e robustos como utilitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário