mavecas

mavecas
mavecas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Utilitários esportivos (SUVs)

Ficheiro:Willys Jeep Wagon green in yard maintenance use.jpg

Ficheiro:1994-1997 Jeep Cherokee (XJ) Sport 01.jpg


Ficheiro:Hyundai Veracruz Limited.jpg


Os utilitários esportivos (também conhecidos como SUVs, do inglês: "Sport Utility Vehicles") são veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes com design similar aos station wagons.
Inicialmente os SUVs foram veículos de passeio descendentes de veículos militares da Segunda Guerra Mundial e durante muitos anos foram populares em áreas rurais devido a altura e a tração 4x4 sendo a Jeep e a Land Rover as marcas que tradicionalmente melhor expressam esses tipos de carro.
Contudo a partir da década de 1990 começaram a agradar também motoristas com perfil urbano, devido aos novos carros com desenho menos urbano, mais itens de luxo e mecânica mais semelhante aos carros compactos.
É um tipo de veículo especialmente popular nos Estados Unidos que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma pickup. São objetos de desejo pelo status aos quais são associados.
Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por "peruas" ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.
O modelo Hummer H2 que ilustra este artigo, por exemplo, deriva dos jipes utilizados pelo exército americano em várias guerras, como o seu companheiro de marca, o mais arrojado Hummer H1.
Eles hoje são considerados um dos vilões do aquecimento global por terem como característica o elevado consumo de combustível. Além de causarem mais mortes nos EUA por colisões laterais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário