mavecas

mavecas
mavecas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Niva

Niva é um automóvel produzido pela AutoVAZ (mais conhecida como Lada), é caracterizado como um jipe russo compacto e rústico. O modelo mais famoso e difundido pelo mundo é a versão curta, denominado pela fábrica como BA3 2121. Ele é produzido em várias versões e modelos, como o Jeep Curto, Jeep Curto Cabriolet, Jeep Station Wagon e Pickup.


Ficheiro:Ladaniva.jpg


Ironicamente foi uma marca da extinta União Soviética, um regime fechado, a primeira a chegar ao Brasil no processo de abertura comercial implementado pelo presidente Fernando Collor, com o intuito de modernizar o mercado automobilístico brasileiro introduzindo maior concorrência. O mercado de automóveis no Brasil era controlado por apenas quatro fabricantes que, sem grande concorrência, ofereciam produtos tecnologicamente obsoletos e com poucas opções de modelos. A lei de Informática, que proibia importações de qualquer produto da área também foi um fator desinibidor do aperfeiçoamento do produto nacional. Os carros da Lada porém, eram mais antiquados que os fabricados no Brasil e ganharam mercado mais pelo quesito novidade do que pela qualidade. O Niva entretanto, apesar do projeto antiquado, possuía um sistema mecânico de tração 4x4 robusto e eficiente, a um custo competitivo. Basta lembrar que era um jipe de tração integral com diferencial central, semelhante ao dos veículos Land Rover, mas por um terço do preço desses. Os Nivas eram vendidos em três versões, com preços que partiam de 10 mil dólares na versão básica, 11 mil na intermediária (com caixa de direção aliviada Gemmer feita na França) até 13 mil dólares na equipada Pantanal. Por não estar mais à venda no Brasil desde 1998, quando foram importados num pequeno lote por uma ex-revendendora, o Niva é atualmente uma raridade em nossas ruas e estradas. No entanto, ele segue tendo seus apreciadores que são chamados "niveiros".







Nenhum comentário:

Postar um comentário