Lancer Evolution I
O primeiro Evo tinha motor e 4 cilindros 2,0 litros e 16 válvulas e turbo, com potencia de 247 cv e binário de 31 kfg.m levava o carro aos 235 km/h de maxima e de 0 a 100 em 5,7 s. foram produzidos 5.000 unidades.
Lancer Evolution II
Em 1993 com pequenas modificações o Lancer Evo ganha novo modelo o Evo II. As principais mudanças em relação ao Evo anterior são :
- Maior Tamanho das rodas e maior distancia entre eixos, relacões de cambio e geometrias da suspensão foram revisadas.
- O motor ganhou 10cv ficando com 260cv.
Lancer Evolution III
A terceira geracão do Evolution foi lançado em 1995, tendo um aumento de 10cv em relação ao modelo anterior, o propulsor foi revisado e preparado para girar mas alto com uma potencia de 270cv a 6250rpm e com um torque de 31,5 mkg a 3000rpm, um novo compresor e uma compresão melhorada assim como uma aerodinamica melhorada foram fabricados 10431 unidades.
Lancer Evolution IV
Em Agosto de 1996 sai o evo IV, e surpreende a todos já que se trata de um chassis completamente novo e de uma nova plataforma, mais comprido e mais pesado, mas mais baixo e mais estreito, o motor foi revisto para dar 280cv a 6500 giros e 353n\m a 3000rpm, o motor foi girado 180 graus. Nova caixa de cambio e relacão de troca foi revisada. E pela primeira vez em um modelo da serie se implanta o AYC um diferencial traseiro ativo, o que melhorava substancialmente seu comportamento em todo tipo de terreno.Nova suspensão traseira multilink, suspensão dianteira revisada, freios maiores e amortecedores mais largos. Se fabricaram 6000 unidades, mas este numero ampliou-se 3000 unidades mais.
Lancer Evolution V
Em Janeiro de 1998 é lançado o Evo V, sob a plataforma do Evo IV e para ganhar em seguida o seu segundo Campeonato Mundial, a Mitsubishi teve que adaptar o carro já que a partir desse ano entram em vigor novas regras no WRC e a Mitsubishi decide seguir participando com seu Lancer Evo que tem bons resultados, sua potência se manteve nos já conhecidos 280cv (por normativas de potencia no Japão) mas se reconfigurou e melhorou a circulação do turbo e o torque cresce para os 37,2mkg a 3000rpm, passa a ter rodas 17“ OZ e o modelo eleito foi a “F1 cup”, também e pela primeira vez que,em um Evo de serie, se montam freios Brembo de 4 pinças na frente e 2 atrás.A suspensão recebeu uma nova configuração,tendo ganho apreciavel em comportamento.
Lancer Evolution VI
O Lancer Evo VI chegou em 1999 arrasador ganhando o mundial de pilotos pela quarta vez e ganhando o segundo titulo de construtores, a Mitsubishi homenagiou Tommi Makinen com uma versão especial do Evo VI: O Lancer Evolution Tommi Makinen Edition com melhorias aerodinamicas e visuais. Em Janeiro de 1999, a Mitsubishi apresenta o Lancer Evo VI, após ter ganhado seu terceiro campeonato WRC, a Mitsubishi decidiu seguir evoluindo uma máquina que para muitos já não se podia melhorar, para ela se melhora a aerodinâmica e se utilizaram pistões mais leve e com canais de refrigeração, pulverizador de óleo aos pistões mais potentes, aumento do volume na passagem pelo radiador do óleo, turbo-compressor de titânio, diâmetro de entrada do compressor aumentado de 56 a 64mm, novo rele do controle do eletroventilador, intercooler de maior tamanho, tanque de combustível modificado, braços inferiores da suspensão dianteiros redesenhados, braços da suspensão traseira em aluminio, carroceria reforçada com 130 pontos de solda adicionais, todas estas modificacões conseguem que o Evo VI supere o modelo que o precede, novas rodas OZ superturismo corse, a potencia se mantem em 280cv (declarados) e o torque cresce.
Lancer Evolution VII
Em 2001, ja com uma imagem consolidada de vencedor, foi lançado o Evo VII com motor de 280 cv, mudanças visuais e nas suspensões e no controle de tração.ele faz 0-100 em 4.9s. Os imponentes alargamentos dos guarda-lamas são indispensáveis para albergar as rodas de 17 polegadas, revestidas por pneus Michelin Pilot Sport, de medida 235/45. A enorme asa traseira, passível de regulação, serve para manter o eixo traseiro colado ao chão o mais possível. A saída de escape oval destina-se a servir as necessidades do motor. O interior foi o que mais sofreu alterações. O ambiente sóbrio e pobre que caracterizava o modelo antecessor deu lugar (finalmente) a uma decoração que condiz com as aptidões e vocação deste desportivo.
O volante Momo de três braços, forrado a pele com costuras a azul, tem uma pega perfeita e regula em altura. Os bancos desportivos Recaro oferecem um encaixe vertical perfeito, sendo o do condutor também regulável em altura. O punho da alavanca da caixa, forrado a pele e com costuras a azul, ocupa uma posição muito boa. Os pedais estão bem posicionados. O apoio para o pé esquerdo não foi esquecido.
A visibilidade é boa para todos os ângulos (apesar de a asa traseira não permitir ver, a uma determinada distância, o veículo que nos segue). A colocação dos comandos secundários não merece qualquer crítica. O posto de condução é simplesmente perfeito.Os mostradores do painel de instrumentos têm um grafismo vermelho sobre fundo preto. Do lado esquerdo do volante existe um comando que permite selecionar uma das três programações predefinidas para o diferencial central: asfalto seco (tarmac); cascalho, terra ou asfalto molhado (gravel); pisos de neve e gelo (snow). Ao pé do freio de mão existe um comando que permite refrigerar o intercooler. Ao contrário do anterior, onde o condutor efetuava essa operação apertando o respectivo botão (não recomendável por períodos superiores a 20 segundos), no Evo VII existe também um modo totalmente automático para essa função, bastando, para tal, apertar a respectiva extremidade do botão, altura em que ficará acesa no painel de instrumentos uma luz verde.Espaço, qualidade, equipamento, design e arrumação são outras áreas que agradam no interior. As luzes de leitura são várias, as pegas no teto também (que úteis que elas são...) e a mala está em perfeita consonância com uma utilização familiar. Tanto a suspensão como os bancos são duros mas, ainda assim, o Evo VII mantém uma réstia de conforto.
Lancer Evolution VIII
Dois anos depois foi lançado o Evo VIII com pequenas revisões, mas mantendo a mesma base de Evo VII. Vinha equipado com rodas de 6 raios.Mantendo a perfeição da evo, além da perda de 15cv de potência,com o 0 a 100 de 4.8s. O sistema de travagem contempla discos ventilados nas quatro rodas, mordidos por maxilas Brembo pintadas de vermelho. As minissaias laterais, a aplicação escura que envolve as molduras dos vidros e a antena no teto são os adereços que completam o visual agressivo e respeitável deste Lancer. Com o explosivo motor turbo de 2,0 litros, o Evo VIII atinge velocidades proibitivas com a maior das facilidades. A voz grossa do motor é sublinhada pelo gargarejar do turbocompressor (cuja turbina é em alumínio e titânio), ao ritmo que os 1380 kg de peso do conjunto avançam e as cabeças dos ocupantes se colam ao banco.
Parar para reabastecer é uma tarefa tão assídua como fechar a porta depois de nos sentarmos ao volante. Não é acessível, mas vale bem o preço. É, no mínimo, um esportivo tão impressionante quanto especial.
Lancer Evolution IX
Em 2006, a Mitsubishi acaba de lançar o Lancer Evo IX com o mesmo motor, mas é o primeiro de todos a quebrar a barreira dos 280 cavalos! Adiciona controle MIVEC, controle de comando variavel. Versao MR , com 6 marchas e modificações leves na turbina,de titânio. Suspensão firme, pneus largos de perfil baixo, caixa manual de cinco velocidades (deveria ser mais rápida e precisa), tração integral permanente com dois diferenciais de escorregamento limitado (à frente e atrás, para além do central com regulação do inte-rior) e motor turbo de 291 cv.A direção é extremamente precisa e direta (a frenagem é reduzida). Os discos impressionam pela potência e resistência à fadiga, o ABS de afinação esportiva consegue diferenciar uma situação de travagem dos momentos em que é necessário garantir mais tração. Os pneus revelaram-se uma boa escolha, mesmo em piso molhado, onde a vantagem deste Evo IX em comparação ao VII e VIII é mais notória (isto para além de a frente ter ganho precisão e estabilidade e da insonorização ter melhorado).
A tração total é responsável pelo desempenho dinâmico eficaz e irrepreensível. Inicialmente, nota-se uma tendência para a subviragem em curva, fato que, milésimos de segundo depois, é anulado pela traseira, de forma elegante e perfeitamente controlada. É nestas alturas que a intuição nos diz para travar e a lógica diz-nos para continuar a acelerar, saindo em potência com as duas mãos bem agarradas ao volante.
Evolution X
A Mitsubishi lançou em 2007 a décima geração do Lancer, pouco depois o Evolution. Este foi uma revolução em relação aos outros Evos, sempre mantendo a aura dos Lancers passados: uma aura de vencedor nato. A base do Evolution X é totalmente diferente dos seus antepasssados e com novo motor 4b11 que passa a debitar 295 cavalos e tem uma velocidade máxima de 298km/h.A partir de 2012 a Mitsubishi vai investir 800 milhões para fabrica-lo no Brasil em um modelo mas simples para concorrer com o Civic e o Corolla.
Este carro é um concorrente direto do Subaru Impreza STI, tambem tem uma versão menor, Ralliart, que tem 230hp, concorrendo diretamente com o Subaru Impreza WRX.O lancer XI ja esta nos planos da Mitsubishi para vencê-lo.
Lancer Evolution MR
O motor nessa versão é 2.0 turbo, de 291 cv, com câmbio Twin Clutch Sportronic-Shift Transmission de seis marchas. Essa transmissão permite trocas em frações de segundo.
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