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terça-feira, 14 de junho de 2011

O dodginho que aprendi a dirigir

Dentre os carros que minha família teve,este aqui era um similar ao que meu padrinho teve e foi muito importante no meu aprendizado na direção.O mais incrível é que na época não existia carros compactos com motores 1.8,uma das vantagens dos dodginhos...Muito bom relembrar!!!



Ficheiro:Dodge Polara Brazil.jpg



O Dodge Polara ou Dodginho foi um automóvel fabricado pela Chrysler entre 1973 e 1981. No período, foram fabricadas 92.665 unidades.
No ano de 1971 a Chrysler consolidou a sua linha de produção com o Dodge Dart e planejava entrar no mercado de carros pequenos-médios. A partir do modelo Hillman Avenger GT comercializado na Inglaterra e Estados Unidos, o modelo foi adaptado às condições nacionais. Uma grande mudança foi no motor original de 1500 cc, modificado para funcionar dentro das características da gasolina nacional, com isto, sofreu uma modificação no curso dos pistões e o motor foi transformado em 1800 cc. O modelo foi rebatizado de Dodge 1800 e apresentado no VIII Salão do Automóvel, em novembro de 1972. Mas a maior modificação em relação ao Avenger inglês muito provavelmente tenha sido a eliminação das portas traseiras, para atender à preferência do consumidor brasileiro.
Devido a pressa com o projeto, no lançamento apresentou vários problemas de qualidade. Com o tempo, a mecânica foi melhorada e os defeitos corrigidos, novas versões foram lançadas, o motor ganhou novo carburador e houve aumento de potência para 82 cv. Em 1977 acabou sendo eleito Carro do Ano pela Revista Autoesporte. A partir de 1979, a Volkswagen adquiriu o controle da Chrysler no Brasil, a partir de 1981 preparou a fábrica para a produção de caminhões e encerrou a fabricação de automóveis da linha Dodge no Brasil. Na Argentina foi produzido até 1990, batizado de Dodge 1500 e Dodge 1800, fabricado pela empresa Chrysler-Fevre Argentina S.A. e em duas versões, com motores de 1500 cc e 1800 cc, sempre com quatro portas. No ano de 1982, a Chrysler vendeu sua subsidiária argentina para a Volkswagen; o automóvel continuou chamando-se "Dodge", durante o resto de 1982, porém com a identificação "Fabricado pela Volkswagen". No ano seguinte surgiu o "VW 1500", que não sofreu grandes mudanças, exceto nas lanternas dianteiras e traseiras, grade e pára-choques. Continuou a ser fabricado quase sem mudanças, até o ano de 1990; ano em que saiu de linha e foi substituído pelo Volkswagen Gacel (versão argentina do Voyage). No final dos anos 80, a empresa reestilizou o modelo, incluindo mudanças nos pára-choques, faróis, grade e lanternas traseiras, mudou o painel de instrumentos e o volante. Nesta etapa, juntou-se à linha o VW 1800 Rural, uma Station Wagon equipada com motor 1800 cc. Em 1978, recebeu caixa de câmbio de 5 marchas. Em alguns modelos havia ar-condicionado, como opcional.









 

2 comentários:

  1. Eu também era fã dos Dodginhos 1800. Permita-me acrescentar. Foi o primeiro carro pequeno nacional com câmbio automático. No final dos anos 80 foi lançada a versão esportiva, saiu na frente do Passat e do Corcel com seus faróis retangulares. Não fez sucesso no Brasil devido ao seu lançamento ter sido precipitado, teve problemas crônicos na suspensão traseira e principalmente no carburador. Detalhe, quando foi lançado até que fez sucesso relativo nas pistas.

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  2. Na Argentina,os hermanos criaram uma categoria que corre até hoje!!!Tem um monte de receita destes carros preparados por lá!!!Tem uma "velha guarda" de ex-pilotos e mecânicos que endeusam este carrinho até os dias atuais!!!

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