mavecas

mavecas
mavecas

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nitrometano

A grande vantagem do nitrometano é que você pode obter muito mais potência de cada explosão dentro do motor. Quilograma por quilograma, o nitrometano é menos energético que a gasolina, mas pode-se queimar muito mais nitrometano em um cilindro. Como resultado obtém-se mais potência por ciclo. Geralmente são necessárias cerca de 14 kg de ar para queimar 1 kg de gasolina. Em contrapartida, utiliza-se apenas 1,7 kg de ar para queimar 1 kg de nitrometano. Isso significa que, comparado à gasolina, é possível colocar cerca de 8 vezes mais nitrometano dentro de um cilindro de um determinado volume e ainda obter combustão completa.
Como o nitrometano não é tão denso quanto a gasolina em termos de energia, a melhora obtida não equivale a 8 vezes mais em termos de potência. A melhora é de cerca de 2,5 vezes. Além disso, é possível duplicar ou triplicar a potência do motor simplesmente mudando o combustível. Isso é um aumento incrível!
Um motor típico de um dragster tem uma cilindrada de 8,9 litros, é superalimentado e produz aproximandamente 6 mil cavalos de vapor. Além disso, esse motor é capaz de queimar quase um galão (3,785 litros) de nitrometano por segundo! Para você ter uma idéia, algo como 2 colheres de chá (10 cm 3) de nitrometano são vertidas em cada cilindro por curso de admissão.
Uma coisa interessante sobre o nitrometano é que ele não queima tão rapidamente quanto a gasolina. De fato, não há tempo suficiente para queimar todo o combustível entre o momento em que a ignição produz a centelha e o momento em que a válvula de escapamento se abre. Assim, o motor joga nitrometano que ainda está queimando dentro do cano de descarga. É por isso que você vê chamas saindo do escapamento de um dragster de corrida.


2 comentários:

  1. Tá de férias amigo??? Abraço à família.

    ResponderExcluir
  2. Tô é sem tempo,mal abro o computador!!!Paizão não tira férias,no máximo,uns minutos para as necesidades...Kkkkk.Abração ao Felipe,Renata e vc!!!

    ResponderExcluir