mavecas

mavecas
mavecas

sábado, 16 de abril de 2011

Ford:Del Rey

Conversando com um novo amigo sobre carros,surgiu esta grata lembrança de pré-adolescência:o Ford Del Rey,carro que me chamou a atenção pela quantidade de elementos luxuosos no seu interior.Eu achava o máximo aquele reloginho digital!!!






Del Rey foi um sedan de luxo da Ford lançado em 1981, já como modelo 1982, e descontinuado em 1991, tendo sido substituido pelo Versailles.
O modelo era derivado do Corcel e na sua linha havia ainda a Belina e a picape Pampa, este último produzido até 1997.
E um sedan grande, com 3 volumes bem definidos, opçao de 2 ou 4 portas e motor bem econômico, e sendo ate hoje um dos melhores carros ja produzidos pela Ford.
De 1981 até 1984 foi disponibilizado nas versões Del Rey (logo conhecida como "prata") e Del Rey Ouro, de duas e quatro portas, disponível também na versão station wagon. A partir de 1985 houve uma remodelagem estética e evolução mecânica, com o propulsor passando a ser denominado CHT. As versões passaram a ser denominadas como L, GL, GLX e Ghia; todas com opção de duas ou quatro portas, e L, GLX e Ghia para a Belina (esta denominada Del Rey Scala). A partir de 1990, com a criação da Autolatina, o propulsor CHT 1.6 foi substituido por um AP 1.8 da Volkswagen acompanhado da caixa de marchas com cinco marchas e reforço na suspensão, o que otimizou seu desempenho.





A versão mais completa vinha de série com itens que não eram comuns mesmo nos carros da sua categoria, como rodas de liga leve, vidros elétricos, travas elétricas nas portas, retrovisores com comando interno, bancos em veludo, farois de neblina, relógio digital localizado no espelho retrovisor central, entre outras coisas.
Um belo comércial do modelo, na sua primeira versão pode ser visto no vídeo abaixo. Como diz o slogan, “Questão de Requinte”. Observem nos detalhes de construção, da vontade de voltar no tempo só para ter o prazer de ver um de novo. Tinha até teto solar como opcional.
O modelo recebeu cambio automático “sensorizado”, seja lá o que isso quer dizer, como opcional em 1983, e em 1984 recebeu o motor CHT, uma revisão do antigo motor 1.6 de origem Renault que equipava o Corcel GT, e que foi revisado para equipar o recém chegado Ford Escort.O motor fez muito bem ao modelo que apesar de econômico, padecia nas acelerações e retomadas, sendo criticado pelos proprietários, e perdendo sempre nos comparativos com os concorrentes, na época, Chevrolet Opala, Volkswagen Santana e depois de 1985 na fase II o Chevrolet Monza.
Em 1985 a Ford fez algumas mudanças no modelo, que permaneceria praticamente intacto até o final da sua vida em meados de 1991. O já cansado sedan ganhou nova frente, semelhante a do Ford Corcel, com “grade aerodinâmica” e um spoiler que servia de moldura para os farois de neblina.O modelo passou a contar com outras denominações. Saia de linha o Prata e Ouro e entravam o GL como básico, GLX como intermediário e o Ghia como versão top de linha. Se ganhou em algumas coisas, perdeu o requinte das rodas de liga leve. Pelo menos o aro aumentou para 14 e foi o primeiro carro nacional não esportivo a utilizar perfil 60.
O modelo 1987 trouxe os retrovisores elétricos e a volta da opção de rodas de liga-leve. Com a saida de linha do Ford Corcel no ano anterior, a Ford criou a versão L, de acabamento bem mais simples, para ocupar a lacuna entre o Escort e o Del Rey. Em 1988 o modelo não teve mudanças relevantes.
Com a fusão da Volkswagem e Ford em 1989, foi criada a Autolatina, mega empresa que passou a dominar o mercado e quase canibalizou a Ford do Brasil, mas ai é outra história. O Del Rey foi um dos poucos modelos que lucrou com essa fusão, pois ganhou o propulsor 1.8 que equipava o Volkswagem Santana e solucionou o problema do desempenho.
O Del Rey recebeu algumas mudanças mecanicas para suportar a troca do power train, como molas recalibradas na traseira para melhorar o efeito “anti-drive"nas acelerações e “anti-squat” nas frenagens.O retrovisor externo com base modificada foi a ultima mudança que o Del Rey recebeu em 1989, e é a única diferença notável entre modelos com motor 1.8 e 1.6 quando visto de frente.
Em 1991 o Del Rey de o seu “canto do cisne” para o mercado e passou para o mundo dos eternamente lembrados.



8 comentários:

  1. Embora não fosse um Ford legítimo e sim um carro Francês (as rodas do primeiros Corcéis eram as mesmas do Dauphine - com três parafusos) sempre fui fã da família Corcel. Saudosismo a parte, parabéns Júnior pela matéria e pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rogerão!!!Tá meio difícil atualizar o blog todo dia!!!Vc também vai passar pelo problema falta de tempo (troca de fraldas) quando o Filipe nascer!!!A sua hora também vai chegar!!!Mais valeu o incentivo,agora vou fazer a Manuela dormir!!!Kkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem. Se tiver interesse em conhecer mais a respeito deste modelo, sugiro conhecer o blog que mantenho desde 2008: www.forddelrey.wordpress.com

    Um ford abraço,
    Marcelo Toledo

    ResponderExcluir
  4. DEL REY ERA SINÔNIMO DE CARRÃO... DE RIQUEZA... UM LUXO SÓ!!! EU ERA MUITO FÃ DO DEL REY... UM CARRO COM REQUINTE E MUITA SOFISTICAÇÃO PARA A ÉPOCA... VIDROS ELÉTRICOS, AR-CONDICIONADO, PORTA-MALAS ELÉTRICO, CONTRA-GIROS, APINEL BELO, FORRAÇÃO INTENA DOS BANCOS DE EXCELENTE QUALIDADE, RELÓGIO DIGITAL... NOOOOOOOOOSSA QUE CARRÃO... MINHA INFÂNCIA DOS ANOS 80... NASCI EM 1978!!!

    ResponderExcluir
  5. TANTO SUCESSO NO INICIO, TANTO ESTARDALHAÇO... E NNO FINAL ABANDONAM ESSE CARRÃO A MINGUA!!!

    ResponderExcluir
  6. É Paulo,esse carro era dirigido só por aqueles que tinham muito prestígio!!!Lembro que algumas minisséries eram os carros dos figurões e magnatas,basta lembrar da série "O Bem Amado" e um dos carros da viúva Porcina em "Roque Santeiro"! Pena que o sonho acabou!!! Foi o primeiro carro que vi antena elétrica na minha vida!!!

    ResponderExcluir
  7. UM CARRO DE VERGONHA NA SUA ÉPOCA... EU TINHA 3 ANOS QUANDO LANÇARAM ESSE CARRÃO.. NOOOSSA, AS PESSOAS FICAVAm OLHANDO QUANDO ELE PASSAVA... ERA UM ESPÉCIE DE FUSION... A DIFERENÇA ERA QUE AQUELE TEMPO NÃO TINHA CONCORRENTES, AS MARCAS ERAM ACOMODADAS... AI ELE REINOU COMO MAIRO ÍCONE DA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, TRAZENDO INOVAÇÕES MARCANTES.
    PAULO RONEY

    ResponderExcluir