mavecas

mavecas
mavecas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Speed Racer

Quem assistiu os desenhos da década de 70 não poderia deixar de lembrar do "héroi das pistas" com seu bólido Mach 5.Foi o primeiro desenho que levou uma geração a sonhar com carros.Eu fui um deles...
Segue aí a estória...







                             A estória de Speed Racer

Speed Racer Mach Go Go Go (em japonês: マッハGoGoGo Mahha Gō Gō Gō?) é o nome de um Anime dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana do anime, que nunca diz o nome original Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. Um produto típico dos anos 1960, é inspirada nos filmes Viva Las Vegas.
O sobrenome Mifune é uma homenagem ao ator japonês Toshiro Mifune, protagonista do filme Os Sete Samurais.
O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora, que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava, sempre repletas de acidentes espetaculares e "golpes sujos" dos participantes, tais como seus mais célebres rivais, a "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute". As corridas eram em locais inusitados, como selvas, desertos e até uma realizada dentro de um vulcão.




                    

 Personagens




  • Speed Racer (Go Mifune)- Está sempre disposto a lutar pela justiça e por seus amigos e sonha em torna-se o Campeão do Mundo.




  • Corredor X (The Masked Racer) (Fukumen Rēsā?), o corredor mascarado (Racer-X, ou Corredor-X, no Brasil) - Na verdade ele é Rex (Kenichi Mifune), o irmão mais velho de Speed. Certo dia, pegou escondido o carro de corrida de Pops Racer e foi disputar uma prova. Mostrou grande audácia e velocidade ao volante, ultrapassou todos corredores e a alguns metros de distância da linha de chegada, sofreu um acidente. Pops discutiu com Rex, que não queria que seu filho voltasse às pistas, Furioso, Rex fugiu de casa e nunca mais voltou nem deu notícias. Anos mais tarde, reaparece, já como o misterioso Corredor X, mas ninguém sabe sua identidade secreta e tornou-se agente secreto da Interpol.
  • Gorducho (Kurio Mifune) - o irmão mais novo de Speed, com 7 anos de idade, junto com Zequinha (Chim Chim em inglês, ou Sanpei em japonês), seu macaco de estimação, estão sempre presentes nas aventuras, normalmente escondidos no porta-malas do Mach 5. Sempre aparecem em situações cômicas, mas também como a "arma secreta" de Speed, ajudando-o a se livrar dos apuros, assim como o faz o outro irmão de Speed, o Corredor X.
  • Trixie (Michi Shimura) - É a namorada de Speed (apesar de nunca tê-lo beijado no desenho), tem 18 anos e faz parte da equipe, pilotando o helicóptero que auxilia Speed quando ele se mete em encrencas.
  • Pops Racer (Daisuke Mifune)- É o pai de Speed. Mecânico muito talentoso e expert na criação de carros. Após ser demitido de uma grande empresa de corridas, resolveu montar sua própria equipe e efetivar o seu mais audacioso projeto: a construção do Mach 5.
  • Mamãe Racer (Aya Mifune)
Ela raramente aparece no anime ou manga e quando aparece possui dialogos limitados.
  • Sparky (Sabu) - É mecânico faz-tudo da equipe, sempre tentando evitar que Speed se dê mal tomando decisões precipitadas, tanto dentro como fora das pistas, além de ser um dos melhores amigos de Speed





Curiosidades

O Mach 5 de Speed Racer, originalmente um carro japonês, se inspirou em carros da marca italiana Ferrari, em especial a Ferrari Dino, e na série de desenhos originais o Mach 5 exibia ruidos que se assemelhavam ao motor italiano. Dai concluir-se ser um "Mach 5 Ferrari",implicitamente falando para não ter de fazer mershindising à marca italiana. Em toda a série apareceram vários Mach 5.







O arsenal do Mach 5


O Mach 5, carro de corrida de Speed, tinha um arsenal de equipamentos que ajudavam Speed a se safar das enrascadas em cada uma de suas aventuras. Em seu volante existe um painel de controle com 7 botões, cada equipamento especial estava relacionado com a letra de seu respectivo botão:
  • A - Macacos Hidráulicos (Autojack): Macaco automático - Originalmente Speed usa para agilizar o pit stop do Mach 5. Mas em movimento faz com que o carro seja catapultado e salte obstáculos. Os macacos automáticos existem em carros de Stock car e Formula Indy Kart (Indy Champ Car) e Indy IRL e outras categorias de automobilismo e em caminhões, mas não é para saltos como na série.
  • B - Pneus Aderentes (Controle de Tração) (Belt Tire (Traction Control)): Cinta que recobre os pneus permitindo andar em terrenos irregulares - Um ensaio de Controle de tração usado atualmente, principalmente nos carros da Fórmula 1 em carros de competição e carros de rua. Na série. Speed utiliza este controle para transferir a potencia do motor de seu carro para as rodas dando melhor potência e tração. É realmente um controle de tração.
  • C - Serras Elétricas (Cutter): Duas serras que aparecem na frente do carro e cortam qualquer obstáculo.
  • D - Escotilha, Defesa de balas (Defenser): Para-Brisa à prova de balas.
  • E- Faróis Dianteiros (Evening Eye): Faróis Super Brilhantes.
  • F - Periscópio (Frogger): Equipamento para dirigir embaixo d´água (Carga de Oxigênio e Periscópio) o Periscópio do Mach 5 lembra as câmeras on board dos carros de corrida e da Fórmula 1.
  • G - Gizmo Robot: Robô mensageiro em forma de pombo que dá a localização exata do Mach 5
  • H - Homingunit: Joystick entre os assentos do carro e serve para controlar o robô




Nenhum comentário:

Postar um comentário